sábado, 11 de dezembro de 2010

CINEMA DO PROFESSOR

Você que me lê e que é professor ou professora não pode perder um excelente programa para as manhãs de sábado. De 11h às 13h, ou no máximo, 13h30min, como hoje, sempre um bom filme grátis para a nossa classe.Faço desse cineminha matinal um compromisso com minha porção cinéfila e, além disso, sempre há algum encontro agradável com amigos e colegas de profissão. Cinema, realmente, é uma das maiores invenções. Muito já se falou sobre a magia da sala escura , e não irei repetir o já-falado, mas nada substitui uma boa sala escura de cinema, a imagem do telão que invade nossas retinas, a magia de ser transportado para dentro da narrativa. É um processo análogo ao da leitura, mas com imagens, aproximando-se muito do clima alucinógeno dos sonhos.

E o filme de hoje nos leva para esse ambiente de fantasia, loucura e delírio. É um bom filme: Tetro. Não é o melhor Coppola, mas é um Coppola. Temos ali um poderoso chefão e todos os ardis e neuroses familiares presentes em seus outros filmes. Talvez um pouco exagerados, o que faz o filme pecar; mas, mesmo assim, é uma experiência que recomendo.
Buenos Aires em P&B é genial. La Boca y El Caminito sem as cores berrantes que os caracterizam tornam-se ainda mais melodramáticos. O café Tortoni nos dá água na boca. A sujeira das ruas é nossa também. Mas os dichos en los muros são totalmente argentinos. Em qualquer cidade argentina, os muros estão repletos de belas frases, e a homenagem de Coppola a esse aspecto é bela e sensível.
Como é difícil matarmos o pai, mas é preciso; como também é preciso fazer dele sua Fênix e reavivá-lo com outra forma, outra feição e outro afeto. É disso que fala o filme e esse é sempre um tema instigante...

Deixo, então aqui, dois links. Um sobre o Escola no Cinema e outro sobre o filme. Aproveitem!
http://www.escolanocinema.com.br/
http://www.imdb.com/video/imdb/vi496828953/

Nenhum comentário:

Postar um comentário