"Tem muita gente com dificuldade em leitura e matemática. Eu sei. Por isso, acredito que a solução são as escolas em tempo integral. Não há como pensar diferente."
Vocês devem estar pensando que talvez esta seja uma declaração de nosso Ministro da Educação, Fernando Haddad __ a quem eu particularmente apoio __, ou, quem sabe, de algum educador famoso. Não! Quem afirma isso é um jovem rapaz alagoano de 17 anos, Thiago Correia, filho de camelôs, que acaba de descobrir os textos de seu conterrâneo Graciliano Ramos e que, em função disso, passou a gostar de ler.
Uma maravilha, não? Que lucidez! Thiago revive, em sua palavra de quem se encontra no meio do furacão, o ideal de Darcy Ribeiro e de outros tantos educadores e, dentre outros e outras, o desta que lhes escreve aqui (com toda a modéstia que me cabe!).
Não há como pensar diferente mesmo, Thiago.É preciso urgentemente rever nosso sistema educacional. Essa escola que está aí posta para nossos alunos não atende a ninguém, nem a vocês, meninos pobres e esperançosos, nem aos filhos da classe média, desinteressados e desmotivados, nem aos filhos da elite, que partem para estudar fora do país ( e não sei se encontram coisa muito melhor por aí...).
Concordo em voz e tempo com você, Thiago! Temos de pensar já numa escola em tempo integral, com disciplinas optativas, com estudos dirigidos, com excelentes bibliotecas, com ambientes agradáveis para nossos jovens, com aulas fora desse esquema empobrecido do simples decoreba de conteúdos vazios e com professores valorizados, respeitados e bem pagos, dedicados integralmente à função que lhes cabe, primordial em nosso país e em nossa civilização!
Não há como fugir disso se quisermos progredir como país, como povo e, sobretudo, como homens e mulheres nesse mundo tão bárbaro que estamos deixando como legado para esses jovens...
Para Darcy Ribeiro,
"No Brasil, o preconceito racial é muito forte, muito duro. Mas o mais duro é o preconceito social. Você passa por um pobre no Brasil como se passa por um cachorro morto ou como se passa por um poste: você não vê. Nós estamos calejados dessa brutalidade".
Isso só se resolve com educação e da boa, sobretudo uma educação para construirmos um Homem melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário